terça-feira, 22 de dezembro de 2009



Orixás Santos e Festa é uma abordagem sobre o tema da "dupla pertença" na cidade de Salvador-Ba, tema carregado de preconceitos que acompanharam os estudos sobre as religiões afro-brasileiras. A partir de um diálogo com a história, o autor demonstra como o chamado sincretismo afro-católico não pode ser reduzido a relações externas entre estes dois cultos, sem falar que o entrelaçamento que desde cedo africanos e seus descendentes estabeleceram com os varios modelos religiosos com os quais se depararam na diáspora, ajuda-nos a entendê-los como sujeitos de sua própria história, não obstante o fato da escravidão moderna os ter reduzido a coisas. LIVRO ESGOTADO

Um comentário:

  1. É um livro que permite ser consulta, referência, nota, aparato teórico, proposta metodológica, mas certamente na perspectiva da autoridade etnográfica, essencial. Como um artefato vivo, conduz nas mais variadas propostas, comunicando, interferindo na transformação do olhar.

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Salvador, Bahia, Brazil
Antropólogo, Doutor em Ciênciais Sociais pela PUC-SP e Pós Doutor em Antropologia pela UNESP. Membro do Centro Atabaque de Cultura Negra e Teologia, Grupo de reflexão inter-disciplinar sobre Teologia e cultura fundado no início dos anos 90 em São Paulo.Professor da Escola de Nutrição da UFBA, autor de vários livros na área de Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.